Cerca de 45 mil pessoas ou casais no Brasil buscam por um filho adotivo, mesmo assim, abrigos seguem lotados com mais de 9 mil crianças e adolescentes esperando por um lar. Isso acontece pois a maior parte dos candidatos à adoção procuram por crianças de até 2 anos.
O site R7 obteve acesso aos números do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), do Conselho Nacional de Justiça, que afirmavam que, até janeiro deste ano, existiam 9.393 crianças disponíveis para serem adotadas. Destas, 7.212 têm mais de 5 anos, o que equivale a 76% das crianças que aguardam uma vaga para reconstruir suas vidas na fila da adoção. Apenas 2% das crianças e adolescentes disponíveis têm menos que 3 anos, o que torna a espera demorada e sofrida, e é aí que a conta não fecha. A procura e demanda seguem desproporcionalmente crescentes.
Dados: Cadastro Nacional de Adoção.
Crianças brancas, do sexo feminino, com pouca idade e sem irmãos. Esse é o perfil mais procurado pelas várias famílias que estão na fila de adoção. No entanto, a maioria das crianças não são brancas, possuem irmãos, são meninos e como mencionado acima, possuem mais de 5 anos.
Apesar de tudo, ainda há pessoas que resolveram não esperar tanto, abrir o leque de opções, passar por cima de preconceitos e ter vida nova praticando a Adoção Tardia.
Commentaires